Sistemas Neuroendócrino e Endócrino

Fotos das lâminas histológicas


2. Glândula Hipófise ou Pituitária


Figura 3 - Corte histológico da Hipófise evidenciando as porções da Adenohipófise (Pars Distalis e Pars Intermedia) e da Neurohipófise.

Figura 4 - Corte histológico da Hipófise evidenciando as porções da Adenohipófise (Pars Distalis e Pars Intermedia) e da Neurohipófise.

Figura 5 - Corte histológico da Hipófise evidenciando a Neurohipófise. A seta preta indica um vaso sanguíneo e as setas azuis indicam os núcleos dos pituícitos.

Figura 6 - Corte histológico da Hipófise evidenciando a Adenohipófise, especificamente a Pars Distalis. As setas amarelas indicam as células Cromófilas Acidófilas, as setas azuis indicam as células Cromófilas Basófilas e as setas vermelhas indicam as células Cromófobas.

Figura 7 - Corte histológico da Hipófise evidenciando a Adenohipófise, especificamente a Pars Distalis. Na imagem é possível observar as células Cromófilas Acidófilas, células Cromófilas Basófilas e as células Cromófobas, indicadas pelas setas verdes.

3. Glândula Pineal

4. Glândula Tireoide

Figura 9 - Corte histológico da Tireóide – Glândula Endócrina Vesicular - evidenciando a cápsula de tecido conjuntivo, que reveste o órgão, e os folículos tireoidianos, que correspondem ao parênquima do órgão.

Figura 10 - Corte histológico da Tireóide – Glândula Endócrina Vesicular - evidenciando os folículos tireoidianos (estrelas amarelas), constituídos por um epitélio + coloide. Os vasos sanguíneos são indicados pelas estrelas azuis e as setas vermelhas indicam as células parafoliculares ou células C, responsáveis pela secreção de calcitonina.

Figura 11 - Corte histológico da Tireóide (presença de folículos) e Paratireoide (ausência de folículos) evidenciando a proximidade entre os dois órgãos.

Figura 12 - Corte histológico da Tireóide (presença de folículos) e Paratireoide (ausência de folículos) evidenciando a proximidade entre os dois órgãos.

5. Glândulas Paratireoides

6. Glândulas Adrenais ou Suprarenais


NÃO ESQUECER...

Camada Mucosa: Tecido Epitelial + Tecido Conjuntivo que reveste uma luz que faz contato com o ambiente (meio externo).
Camada Serosa: Tecido Conjuntivo + Tecido Epitelial de Revestimento Simples Pavimentoso (mesotélio) que reveste superfície de órgãos que estão voltadas para as cavidades do corpo.
Camada Adventícia: Tecido Conjuntivo que une órgãos e estruturas. Ausência de Tecido Epitelial.
Estroma: tecido conjuntivo de preenchimento e sustentação do órgão.
Parênquima: tecidos e estruturas que correspondem a porção funcional do órgão.