Sistema Reprodutor Masculino
Fotos das lâminas histológicas

Figura 1 – Localização do Aparelho Genital Masculino (A), órgãos internos e externos (B) e vista lateral (C).
2. Testículos
Figura 4 - Corte histológico de Testículo evidenciando a parede de um túbulo seminífero, constituída por várias camadas de células. Revestindo os túbulos seminíferos é possível observar as células mióides (setas vermelhas) com capacidade de contração e entre os túbulos são observadas as células de Leydig (estrelas amarelas), produtoras de testosterona.
Figura 5 - Corte histológico de Testículo evidenciando a parede de um túbulo seminífero, constituída por várias camadas de células. Na periferia dos túbulos observamos as Células de Sertoli (setas verdes) e as Espermatogônias (setas pretas). As maiores células da linhagem espermática são os Espermatócitos I (setas vermelhas) e mais para o interior da parede é possível observar as Espermátides (setas azuis). Na luz dos túbulos seminíferos são evidenciados os flagelos dos espermatozoides (setas amarelas).
Figura 6 - Corte histológico de Testículo evidenciando a parede de um túbulo seminífero, constituída por várias camadas de células. Células de Sertoli (setas verdes), Espermatogônias (setas pretas), Espermatócitos I (setas vermelhas), Espermátides (setas azuis) e na luz dos túbulos seminíferos são evidenciados os flagelos dos espermatozoides (setas amarelas). As Células de Leydig, localizadas entre os túbulos seminíferos estão indicadas pelas estrelas amarelas.