Sistema Reprodutor Masculino

Fotos das lâminas histológicas


Você pode acessar o conteúdo completo ou ir direto às fotos das lâminas histológicas.



2. Testículos


Figura 2 - Corte histológico de Testículo evidenciando a cápsula de tecido conjuntivo que reveste o órgão, os túbulos retos e rede testicular na periferia e grande quantidade de túbulos seminíferos.

Figura 3 - Corte histológico de Testículo evidenciando a cápsula de tecido conjuntivo que reveste o órgão, os túbulos retos e rede testicular na periferia e túbulos seminíferos.

Figura 4 - Corte histológico de Testículo evidenciando a parede de um túbulo seminífero, constituída por várias camadas de células. Revestindo os túbulos seminíferos é possível observar as células mióides (setas vermelhas) com capacidade de contração e entre os túbulos são observadas as células de Leydig (estrelas amarelas), produtoras de testosterona.

Figura 5 - Corte histológico de Testículo evidenciando a parede de um túbulo seminífero, constituída por várias camadas de células. Na periferia dos túbulos observamos as Células de Sertoli (setas verdes) e as Espermatogônias (setas pretas). As maiores células da linhagem espermática são os Espermatócitos I (setas vermelhas) e mais para o interior da parede é possível observar as Espermátides (setas azuis). Na luz dos túbulos seminíferos são evidenciados os flagelos dos espermatozoides (setas amarelas).

Figura 6 - Corte histológico de Testículo evidenciando a parede de um túbulo seminífero, constituída por várias camadas de células. Células de Sertoli (setas verdes), Espermatogônias (setas pretas), Espermatócitos I (setas vermelhas), Espermátides (setas azuis) e na luz dos túbulos seminíferos são evidenciados os flagelos dos espermatozoides (setas amarelas). As Células de Leydig, localizadas entre os túbulos seminíferos estão indicadas pelas estrelas amarelas.


3. Via Espermática


Figura 7 - Corte histológico evidenciando a conexão do Testículo com o Epidídimo, através do Ducto Eferente.

Figura 8 - Corte histológico do Epidídimo evidenciando a capsula de tecido conjuntivo, que reveste o órgão.

Figura 9 - Corte histológico do Epidídimo. Detalhe da parede do tubo que permite observar o Epitélio de Revestimento e espermatozoides e restos celulares da espermiogênese na luz do tubo.

Figura 10 - Corte histológico do Ducto Deferente evidenciando a camada mucosa (Epitélio de Revestimento + Tecido Conjuntivo) e uma espessa camada muscular (músculo liso).

Figura 11 - Corte histológico do Ducto Deferente evidenciando a camada mucosa (Epitélio de Revestimento + Tecido Conjuntivo) e uma espessa camada muscular (músculo liso).

Figura 12 - Corte histológico evidenciando o Testículo, o Epidídimo e o Ducto Deferente.



4. Glândulas Acessórias



Próstata



Próstata

Figura 16 - Corte histológico evidenciando o Ducto Ejaculatório e a parte periférica da Próstata.


Glândulas Bulbouretrais


5. Pênis


Figura 20 - Corte histológico do Pênis evidenciando os dois corpos cavernosos (região dorsal), o corpo esponjoso contendo a uretra (região ventral) e a pele fina que reveste o órgão.

Figura 21 - Corte histológico do Pênis evidenciando os corpos cavernosos (região dorsal), o corpo esponjoso contendo a uretra (região ventral). As setas vermelhas indicam os vasos sanguíneos e as setas amarelas indicam os nervos.