Figura 2 - Localização das tonsilas na região cefálica (A) e detalhes (B).
4. Linfonodos
Figura 3 - Corte histológico de Linfonodo demonstrando a cápsula e as regiões: cortical (nódulos linfáticos = setas amarelas), paracortical e medular. A seta preta indica o seio Subcapsular.
Figura 4 - Corte histológico de Linfonodo demonstrando a cápsula, trabécula, as regiões (cortical, paracortical e medular) e indicados pelas setas pretas, os seios Subcapsular, trabecular e medular.
5. Baço
Figura 5 - Corte histológico do Baço – evidenciando a Polpa Branca e a Polpa Vermelha.
Figura 6 - Corte histológico do Baço – evidenciando a Polpa Branca e a Polpa Vermelha. As setas amarelas indicam a artéria central, a qual percorre o interior da Polpa Branca.
Figura 7 - Corte histológico do Baço evidenciando a Polpa Branca e a Polpa Vermelha. A seta amarela indica a artéria central, a qual percorre o interior da Polpa Branca.
Figura 8 - Corte histológico do Baço evidenciando a Polpa Branca (delimitada pela linha tracejada). A seta branca indica a artéria central, a qual percorre o interior da Polpa Branca.
Figura 9 - Corte histológico do Baço evidenciando a Polpa Branca (delimitada pela linha tracejada). A seta branca indica a artéria central, localizada no interior do nódulo linfático.
6. Tonsilas
Figura 10 - Corte histológico da Tonsila evidenciando o Tecido Epitelial de Revestimento, a cripta (invaginação do epitélio de revestimento) e os nódulos linfáticos (setas amarelas).
7. Timo
Figura 11 - Corte histológico do Timo – evidenciando as regiões cortical (mais intensamente corada) e medular (seta amarela) do lóbulo tímico.
Figura 12 - Corte histológico do Timo – evidenciando as regiões cortical (mais intensamente corada) e medular do lóbulo tímico. A linha tracejada delimita a região medular do lóbulo tímico.
Figura 13 - Corte histológico do Timo evidenciando as regiões cortical (mais intensamente corada) e medular do lóbulo tímico. A linha tracejada delimita a região medular do lóbulo tímico e as setas amarelas indicam os corpúsculos tímicos, os quais se localizam na região medular.
Figura 14 - Corte histológico do Timo evidenciando as regiões cortical (mais intensamente corada) e medular do lóbulo tímico. A linha tracejada delimita a região medular do lóbulo tímico e as setas pretas indicam os corpúsculos tímicos, os quais se localizam na região medular.
Figura 15 - Corte histológico do Timo evidenciando a região medular do lóbulo tímico. A seta amarela indica o corpúsculo tímico, constituído por células reticulares epiteliais.
Figura 16 - Corte histológico do Timo evidenciando a região medular do lóbulo tímico. A seta amarela indica o corpúsculo tímico, constituído por células reticulares epiteliais.